09/11/2014

Guy Fawkes

Hello, lembram quando eu falei do Guy Fawkes algumas vezes no post do “V de Vingança”? Pois é, hoje vou falar um pouco sobre ele.
Guy Fawkes nasceu em Iorque em 13 de abril de 1570. Converteu-se ao catolicismo aos dezesseis anos, e também um era soldado inglês especialista na parte de explosivos. Por ser simpatizante dos espanhóis, católicos, adotou também a versão espanhola de seu nome francês: Guido.
Teve participação na "Conspiração da pólvora" na qual pretendia assassinar o rei protestante da Inglaterra, Jaime I, e os membros do Parlamento durante uma sessão no dia 5 de novembro 1605. Guy era o responsável por guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para explodir o Parlamento.
Porém a conspiração foi desarmada e seu grupo foi descoberto. Fawkes e seus companheiros foram condenado à forca por traição e tentativa de assassinato. Foram torturados durante quatro dias na Torre de Londres antes de serem executados na forca, seguindo-se o arrastamento dos cadáveres pelas ruas e esquartejamento dos corpos. Sua captura é celebrada até os dias atuais no dia 5 de novembro, na "Noite das Fogueiras". Guido morreu em Londres no dia 31 de janeiro de 1606.
Foi criada uma rima, em comparação à Conspiração da pólvora.

"Lembrai, lembrai do cinco de novembro
A pólvora, a traição, o ardil
Não sei de uma razão para que a traição da pólvora
Seja algum dia esquecida."

Há mais versos que se seguem a estes, alguns dos quais não costumam ser usados por serem ofensivos.
Uma tradição sardônica dá a Fawkes o título de ser "o único homem que entrou no parlamento com intenções honestas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário