30/06/2014

Cocar indígena

Hello, hoje vou falar sobre cocar, aquele adorno usado na cabeça por muitas tribos indígenas americanas.
O significado esta no suposto poder de proteger quem o usava, ele era usado apenas em ocasiões especial, é altamente simbólico e sua beleza era um fator secundário. Ele era feito de penas presas a uma tira de couro, que às vezes podem ser substituída por outro material ao invés do couro.
Sua função varia de acordo com a tribo, podendo servir de símbolo de status ou classe na tribo, mas uma regra é geral: os maiores e mais vistosos cocares deveriam ser usados por curandeiros e caciques.
O cocar dos guerreiros é conquistado por meio de atos de coragem na batalha, e a do chefe por meio de boas ações para a sua comunidade, as penas significavam os atos. Alguns guerreiros poderiam ter obtido apenas duas ou três penas em toda a sua vida, por ser muito difícil de conquistá-las.
Também foi uma marca maior de respeito, porque nunca poderia ser usado sem o consentimento dos líderes da tribo.
Em algumas tribos, os cocares tiveram que ser desenvolvidos a partir de um determinado indivíduo com permissão especial para caçar aves de rapina como a águia. Algumas tribos permitiam que somente o próprio guerreiro caçasse suas próprias águias. E neste caso significava que eles tiveram que deixar a tribo e viajar para o local onde o pássaro poderia ser encontrado, podendo ser em outro país. Quando o destino tinha sido alcançado, cerimônias eram realizadas para atrair os espíritos dos pássaros que foram mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário