27/03/2014

Bem-vindo à cultura chinesa 2/3

   Continuando o post sobre cultura na China, hoje vou falar da arte, artes marciais, o que o dragão simboliza para eles e os trajes típicos porem não muito utilizado hoje em dia.
Arte
A arte chinesa é marcada pela beleza dos vasos em cerâmica pintados artesanalmente com motivos culturais da China. Os pintores chineses destacam, em suas telas, as belezas naturais da China (paisagens, animais) e aspectos mitológicos. A arte em seda também é um aspecto importante.

 Artes marciais
As artes marciais chinesas são denominadas Kung Fu, Wushu, Quan Fa, entre outras.

Dragões
Em ocasiões de abertura das lojas e residências, os festivais incluem frequentemente dança com fantoches de dragão. Os dançarinos levantam, mergulham, empurram, e movem a cabeça, que pode conter as características animadas controladas por um dançarino e às vezes é equipada para soltar o fumo dos dispositivos pirotécnicos, imitando os supostos movimentos deste espírito do rio em uma maneira sinuosa, ondulada. A dança do dragão é um destaque das celebrações Ano Novo Chinês espalhado pelo mundo inteiro em bairros chineses.
Acredita-se que os dragões trazem boa sorte as pessoas, que é refletida em suas qualidades que incluem o poder, a dignidade, a fertilidade, a sabedoria e o bom augúrio. A aparência de um dragão é assustadora e audaciosa, mas tem uma disposição benevolente e se transformou algumas vezes então num emblema para representar a autoridade imperial.


Vestimentas
Além de seu corte largo e mangas volumosas os trajes típicos tinham padroes utilizando principalmente linhas retas e um ajuste solto formando pregas naturais, independente de a roupa ter um caimento reto ou levar uma faixa na cintura. Todos os tipos de roupa chinesas tradicionais usavam um número mínimo de pontos para a quantidade de tecido usado. E devido à isso, extremidades bordadas, faixas decoradas, tecidos ou sedas drapeadas, decorações nos ombros e faixas eram frequentemente acrescentados como ornamentação. Estas ornamentações de rica variedade tornaram-se características singulares da tradicional vestimenta chinesa.
E há três tipos principais de vestimentas chinesas, são o pien-fu, o ch'ang-p'ao e o shen-i. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário